Escravos egipcios

Os escravos e sua forma de vida
Escravos egipcios

Os escravos formavam um grupo social numericamente pequeno diante do conjunto da população, constituído, em sua origem, principal-mente de prisioneiros de guerra. Trabalhavam em serviços variados: nas casas, nas pedreiras, nas minas, nos campos.
As condições de vida dos escravos variavam de acordo com o tipo de atividade que exerciam. Há indicações de que os escravos domésticos, os artesãos e os artistas viviam bem melhor do que, por exemplo, os escravos das minas e das pedreiras. Apesar de "pertencer" a outra pessoa, o escravo egípcio era considerado um ser humano e não uma "mercadoria". Assim, podia adquirir propriedade, testemunhar em tribunais e casar-se com pessoas livres. Talvez em razão dessas características, alguns egiptólogos consideram que não houve escravidão no Egito antigo no sentido clássico do termo. Vestiam poucas vestes para evitar o porte de armas e qualquer outro objeto.

17 comentários:

  1. Então não era pra classificá-los como 'escravos'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu! Teoricamente, a diferença fundamental entre o escravo e o trabalhador livre é que o escravo tem um dono, ao passo que o trabalhador livre não tem.

      Excluir
  2. E as chicotadas, podemos classificar como?E a alimentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem em questão é tão fantasiosa quanto os famigerados capacetes c/chifres atribuídos aos vikings.

      Excluir
  3. Xapuletada. Me ajudou mt vlw recomendo
    Hehe

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que eu gostaria de saber, em que regiões mais ocorria a escravatura(do Antigo Egito)? Alguém me pode respondr pf é que eu preciso de fazer um trabalho para a escola que me pede isso! Alguém me consegue ajudar ou até recomendar um site que fale sobre isso? Ajudaria bastante! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. esse saiete é ruim prefiro saites pornos

    ResponderExcluir
  6. Eu quero saber como era interado os escravos do Egito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escravos no Egito faraônico (leia-se "Novo Império", a partir do séc. XVI A.E.C. até o séc. XII A.E.C.) eram vendidos por meio de concessionários privados, e não de mercado público; a venda e compra fazia-se perante um conselho local ou funcionários públicos.

      Excluir